Casal da Bélgica visita Lebon Régis


Hoje, dia 04/05/2013, esteve em Lebon Régis um casal de jovens aventureiros vindos de Bruxelas, capital da Bélgica. Ambos munidos de suas mochilas chegaram a alguns dias no Brasil, passando por cidades como São Paulo e Florianópolis. Mas o  principal interesse do casal é a Guerra do Contestado, e portanto, estão visitando a região para aprender mais sobre o tema e visitar pessoalmente os locais onde ocorreram os principais episódios da Guerra. Para minha surpresa, Alessia Wyss, italiana e Arnaud Fernin, francês, me procuraram em minha casa buscando mais informações sobre a Campanha do Contestado e sobre nossa cidade. Passamos a tarde conversando, já que além do francês o casal fala um pouco de espanhol e inglês, e tive a grata oportunidade de, através deste contato, conhecer mais sobre a cultura deles dividindo também, um pouco da nossa cultura e costumes. Foi muito interessante esta espécie de intercâmbio cultural, uma experiência única.
Apresentei o nosso pinhão, mostrei a cidade e por fim fizemos uma visita à Dona Nercina, onde puderam conhecer os objetos antigos colecionados por ela, taipas de pedra e costumes de antigamente. Muito receptiva, Dona Nercina apresentou ao jovem casal o seu acervo de objetos da época do Contestado, e narrou a história da invasão de jagunços à propriedade de seu Avô, Neco Peppes, o qual foi morto durante esta ação. Alessia e Arnauld ainda pretendem visitar o Museu de Caçador e a localidade de São Sebastião do Sul.
Esta visita nos mostra como devemos valorizar nossa história e nossa região, pois desperta o interesse histórico em lugares que nem imaginamos.

Texto e Fotos: Cristyan Pierdoná











Comentários

Rosana disse…
Que show, muito interessante. Pessoas de fora valorizam nossa historia mais que nós mesmo! Muito Bom!

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso de Vereadores

Imagens aéreas coloridas do Distrito de Lebon Régis em 1956