Pages

domingo, 5 de maio de 2013

Casal da Bélgica visita Lebon Régis


Hoje, dia 04/05/2013, esteve em Lebon Régis um casal de jovens aventureiros vindos de Bruxelas, capital da Bélgica. Ambos munidos de suas mochilas chegaram a alguns dias no Brasil, passando por cidades como São Paulo e Florianópolis. Mas o  principal interesse do casal é a Guerra do Contestado, e portanto, estão visitando a região para aprender mais sobre o tema e visitar pessoalmente os locais onde ocorreram os principais episódios da Guerra. Para minha surpresa, Alessia Wyss, italiana e Arnaud Fernin, francês, me procuraram em minha casa buscando mais informações sobre a Campanha do Contestado e sobre nossa cidade. Passamos a tarde conversando, já que além do francês o casal fala um pouco de espanhol e inglês, e tive a grata oportunidade de, através deste contato, conhecer mais sobre a cultura deles dividindo também, um pouco da nossa cultura e costumes. Foi muito interessante esta espécie de intercâmbio cultural, uma experiência única.
Apresentei o nosso pinhão, mostrei a cidade e por fim fizemos uma visita à Dona Nercina, onde puderam conhecer os objetos antigos colecionados por ela, taipas de pedra e costumes de antigamente. Muito receptiva, Dona Nercina apresentou ao jovem casal o seu acervo de objetos da época do Contestado, e narrou a história da invasão de jagunços à propriedade de seu Avô, Neco Peppes, o qual foi morto durante esta ação. Alessia e Arnauld ainda pretendem visitar o Museu de Caçador e a localidade de São Sebastião do Sul.
Esta visita nos mostra como devemos valorizar nossa história e nossa região, pois desperta o interesse histórico em lugares que nem imaginamos.

Texto e Fotos: Cristyan Pierdoná











1 comentários:

Que show, muito interessante. Pessoas de fora valorizam nossa historia mais que nós mesmo! Muito Bom!