Santo Antônio: Padroeiro de Lebon Régis


Nascido em Lisboa, em agosto de 1195, Santo Antônio foi batizado com o nome de Fernando Bulhões. Aos 15 anos, entrou para um seminário agostiniano e, em 1220, trocou seu nome para Antônio ao ingressar na Ordem Franciscana. Santo Antônio era um pregador das massas. Foi professor de Teologia e morreu em 13 de junho de 1231 em Pádua, Itália.
Especialmente preocupado com os pobres, consta-se que, certa vez, distribuiu todos os pães feitos nos fornos do mosteiro aos mendigos. Na hora da refeição dos frades, o balaio, que estava vazio, tornou a encher. Vem daí a tradição do pão de Santo Antônio, que é distribuído no dia 13 de junho e deve ser guardado dentro da lata de açúcar ou arroz na dispensa, para manter as mesas fartas. Entre os santos mais comemorados durantes as festas juninas, Santo Antônio possui o maior número de devotos no Brasil e em Portugal. Conhecido como casamenteiro, é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.
Na tradição brasileira, são realizadas duas espécies de reza e festa em homenagem a Santo Antônio. A primeira é chamada de responsos e acontece quando o santo é invocado para achar coisas perdidas, e a segunda, designada trezena, é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1º ao 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado.
Santo Antônio é o Padroeiro de Lebon Régis, sendo feriado no dia 13 de junho, em sua homenagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso de Vereadores

Imagens aéreas coloridas do Distrito de Lebon Régis em 1956