Como surgiu o Mapa-Mundi de nossa Igreja Matriz ?


No ano de 1964, quando o então pároco Pe. Francisco da congregação franciscana (capuchinhos), ousadamente projetou a paróquia Santo Antônio, era um sonho que rumava para a realidade. Na época, além de doações, optou-se pelo trabalho de mutirão. Nas férias de dezembro convocou-se os professores rurais para trabalharem em diversas atividades envolvendo a construção da paróquia, e entre eles, coube ao professor Manoel Francisco Dias (foto dele você encontra mais abaixo), desenhar o mapa-mundi na frete da Igreja. Algo inimaginável para as pessoas naquela época. O mapa seria no tamanho 7x9 mts para que pudesse ser trabalhado o ferro em linhas exatas como está até agora.
O trabalho foi difícil, a lendária Irmã Felícia desocupou uma sala de aula, onde foram colados folhas de papel no chão até atingir o tamanho correto. O desenho foi construído no sistema de escala em quadrículos, executado em 7 dias.
Os irmãos Heine, Sr. Neri e Elói, moldaram as barras de ferro seguindo as linhas dos hemisférios e continentes.
Nada consta nos livros da história de nossa Matriz, a não ser na memória de pessoas que ainda vivem e testemunham tais fatos. A nossa Matriz é uma referência de beleza e atração turística que resiste ao tempo e à modernidade das gerações.

Colaboração: José Dileno e Norberto Dias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso de Vereadores

Imagens aéreas coloridas do Distrito de Lebon Régis em 1956