Lebon Régis - Nossa cidade










"Esse blog dedica-se a resgatar a história de nosso município, apresentando dados e fotos bem interessantes, aproveitem e comentem..."




O COMEÇO...





Chamava-se Santo Antônio do Salto, vindo a denominar-se Lebon Regis, - referência a Gustavo Lebon Régis. Quando da criação do Distrito em 1914. O povoamento começara pelo ano 1895, quando chegavam a esta região de campos os primeiros moradores, alguns vindos do Paraná, outros dos municípios vizinhos. Entre os que se conhecem, foram Nicolau Spautz, Miguel Spautz, Francisco de Sousa, Joaquim Pereira, Alfredo de Almeida Melo, Artur Bart.
Ao tempo da guerra dos fanáticos de João Maria (Contestado) formaram-se na região vários redutos de sertanejos, dos quais o maior e mais conhecido foi o Reduto Santa Maria, assim denominado porque formado junto ao Rio Santa Maria. Houve batalhas e mortes.
Criou-se a paróquia de Santo Antônio, em 1953, por desmembramento da de Curitibanos. 19-12-1958, municipalização (Lei n. 380), por desmembramento de Curitibanos. Instalação em 28/01/1959.

Comentários

Unknown disse…
me chamo willy heine
moro em curitiba soube que minha familia tambem fez parte da historia de lebon regis mas nao acho nenhum registro sobre este assunto.meu avo foi um dos primeiros que povoou a cidade e ate hj nao se fala dele
se quiser saber mais sobre a historia procure a professora tereza ritter que ela tem um grande acervo do passado.

abraços e parabens
Unknown disse…
meu email é
fabricadochurrasco@fabricadochurrasco.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso de Vereadores

Imagens aéreas coloridas do Distrito de Lebon Régis em 1956