A História do município de Lebon Régis

         Os primeiros colonizadores do Município chegaram, em 1895, com as famílias de Francisco de Souza, procedentes de Lages, Nicolau Spautz, de Mafra e Miguel Spautz de São Francisco do Sul, seguidos de Joaquim Pereira, vindo de Curitibanos e Artur Bart, de Ponta Grossa - PR que instalaram uma casa comercial e localizaram-se à margem esquerda do rio dos Patos, onde, atualmente, está localizada a cidade.
        Anos depois, Chegou Alfredo de Almeida Melo, que fixou-se à margem direita do Rio dos Patos, adquirindo grande extensão de terras, desenvolvendo a agricultura.
O primeiro nome dado ao povoado foi Santo Antônio do Salto, por ter um salto no rio
dos Patos, mudado, em seguida, para Trombudo. Com a criação do distrito, em 1934, passou a chamar-se Lebon Régis, em homenagem ao General, pelos grandes serviços prestados à Santa Catarina.
A história do Município de Lebon Régis está ligada às primeiras fazendas localizadas na Serra da Esperança, introduzidas pelos desbravadores Paulistas, após a conquista dos campos de
Curitibanos, do Corisco e de São João. Já no século passado, as sesmarias possibilitaram a formação de alguns núcleos por causa do isolamento da região, foram pouco desenvolvidos. Durante a guerra do Contestado, Lebon Régis foi palco de diversas batalhas entre jagunços e soldados, tendo em um desses conflitos, o maior número de baixas em um combate durante toda a guerra, na localidade de Santa Maria, interior do município.
Em
1903, na parte norte foi criado o Distrito de São Sebastião da Boa Vista. Em 1938, o distrito foi elevado a vila com o nome de Caraguatá e em 1950, passou a ser chamado de São Sebastião do Sul. Ao mesmo tempo, na parte sul, na região conhecida pelos antigos como Trombudo, formou-se outro núcleo que levou os nomes de Salto do Rio dos Patos, Fazenda do Salto e de depois como Santo Antônio do Trombudo. Foi um núcleo mais fácil de progredir pois era um local de passagem de tropeiros que faziam os caminhos Curitibanos – Caçador. O arraial de Santo Antônio do Trombudo tornou-se distrito em 1934. Em julho do mesmo ano passou-se a chamar de Lebon Régis. Em 1938, o distrito de Lebon Régis passou a categoria de vila. Esta vila foi desenvolvendo-se e a população aumentou, chamando a atenção do Governo, que em 19 de Dezembro de 1958 juntou os distritos de São Sebastião do Sul e Lebon Régis, criando o Município de Lebon Régis. Em janeiro de 1959, o então Governador Irineu Bornhausen instala o Município de Lebon Régis. O nome do Município foi uma homenagem ao ilustre Catarinense General Gustavo Lebon Régis, que por ocasião da Campanha do Contestado entre 1912 e 1916, era Secretário Geral do Estado de Santa Catarina e traçou o primeiro ataque a Taquaruçu, um dos maiores redutos dos jagunços. O território que hoje forma o Município, foi cenário de lutas e combates sangrentos conflitos entre os caboclos e as forças militares. Muitas foram as conseqüências da Campanha e as pessoas idosas ainda hoje a seus descendentes narram, as aventuras e peripécias dos monges João Maria, José Maria e do Comandante Adeodato. Com a instalação do Município em 1959, assume provisoriamente a Prefeitura Antônio Granemann de Souza. O Município a partir da emancipação, passou por uma fase de franco progresso, abrigando indústrias madeireiras, fábricas de crina vegetal desenvolvimento agropecuário, acelerando o conforto e o bem estar social que a cidade precisava.

Para complementar sua pesquisa, veja também as seguintes matérias:

Os primeiros moradores de nossa região

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso de Vereadores

Imagens aéreas coloridas do Distrito de Lebon Régis em 1956